Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM (Mestrado)

Linhas de pesquisa e orientação

 Os alunos do PPGCEM – UFERSA terão 6 (Seis) meses para decidir a linha e o orientador, auxiliado por uma disciplina denominada “seminários”. Nessa disciplina cada docente exporá sua (s) linha (s) de pesquisa, metodologia, infraestrutura, principais resultados, com o intuito de motivar o aluno.

De um modo geral, o programa atuará no desenvolvimento de produtos e processos, bem como na caracterização de materiais regionais e/ou importantes para o ambiente semiárido. Como exemplo podemos citar materiais das cadeias produtivas do sal; petróleo e gás; fruticultura; calcário e energia renováveis (eólica e solar).

Esses temas podem ser organizados em duas grandes linhas, a saber:

  1.  Aplicações tecnológicas de materiais regionais

 Esta linha de pesquisa compreende o uso de novas tecnologias, preferencialmente tecnologias limpas (plasma, laser, eletromagnetismo) para processamento de materiais em geral, particularmente aqueles oriundos de resíduos e matérias primas regionais e/ou de arranjos produtivos locais, bem como sua caracterização química, térmica, mecânica, estrutural e morfológica.

  1. Síntese de nanopartículas, biopolimeros e materiais nanoestruturados

 Esta linha de pesquisa compreende a síntese, modificação e caracterização de materiais adsorventes para encapsulamento/incorporação de moléculas e/ou nanopartículas com funções de separação, imobilização e sequestro de substâncias poluentes bem como sistemas de armazenamento e liberação controlada de nutrientes, biomoléculas e fármacos em geral. Materiais nanoestruturados para pigmento cerâmico.Também compreende modelagem computacional de estruturas e processos complexos de interesse na área.

 

10 de julho de 2015. Visualizações: 4866. Última modificação: 10/07/2015 15:49:32